A moxaterapia é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura, sendo amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental e provavelmente é praticado desde antes da acupuntura.
Benefícios:
A moxaterepia tem o poder de tratar e prevenir doenças através da aplicação de calor em pontos e ou certas regiões do corpo humano.
A combustão da erva artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A técnica de aplicação de calor produzido pela moxaterapia nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo.
Moxabustão significa literalmente “longo tempo de aplicação do fogo”, espécie de acupuntura térmica feita pelo combustão da erva artemísia vulgaris. A fumaça da artemísia tem um efeito calmante no sistema nervoso. A moxa é uma técnica não invasiva e utiliza o calor gerado pela química da erva artemísia no tratamento de dores musculares induzindo ao relaxamento, diminuição da rigidez muscular e provocando um aumento local da circulação sanguínea,causando também um efeito positivo no sistema imunológico.
Indicações:
Dores musculares,estresse,ansiedade, insônia,depressão, relaxamento físico e mental, constipação,dores nos joelhos,sinusite, problemas menstruais e constipação.
Contra indicações:
Não é recomendado para pessoas alcoolizadas, com queimaduras, pessoas com feridas abertas ou traumas recentes, mulheres grávidas e com pressão alta.
Quem pode aplicar:
Profissionais especializados em Medicina Tradicional Chinesa.